CONGRESSOS NACIONAIS DE CENTROS
DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS
13 de Março de 2014
Receção aos participantes
Sessão de Abertura
Representante da Rede CFAE Lisboa e Vale do Tejo
Diretor CFAE Cascais
Presidente da Câmara Municipal de Cascais
Ministro da Educação e Ciência
Sessão temática
-Políticas de Formação Contínua: o global, o
nacional e o local
-Políticas, instrumentos e protagonistas
João Barroso (Universidade de Lisboa)
– O Regime J. F. C. e o espaço de intervenção dos CFAE
João Formosinho (Universidade do Minho)
-Modelos de Formação Contínua: entre o global e o
local – Ana Cristina Madeira (CFAE Lagos)
Mensagem de António Nóvoa (Universidade de Lisboa)
Debate
Moderador
– João Carlos Sousa (Representante Regional dos CFAE Norte)
Encerramento
Joaquim Raminhos (Representante Regional dos CFAE LVT)
José Marcelino (Diretor do CFAE Cascais)
Brinde de Honra
14 de Março de 2014
Sessão temática
As Lideranças na Escola e a Formação em Contexto de Trabalho
Jorge Adelino da Costa (Universidade Aveiro)
Carmo Clímaco (Universidade Lusófona)
Lídia Grave
-Resendes (Universidade Aberta)
Amélia Lopes (Universidade Porto)
Mediador
– Hipólito da Costa
– Projetos e Formação
Ana Paula Silva (Escola Superior de Educação
Almeida Garrett)
Debate (com todos os intervenientes)
Moderador
– Francisco Simão (Representante Regional dos
CFAE Alentejo)
Sessão temática
Inovação e Mudança: práticas e contextos
Comunidades aprendentes: redes e parcerias
Luís Tinoca (Universidade de Lisboa)
Estudo de caso
Catarina Bernardo (Agrupamento de Escolas Elias Garcia)
A aprendizagem ao longo da vida: novas práticas para novos contextos, José Sales (Universidade Aberta)
A formação contínua e as TIC
Fernanda Ledesma (Associação Nacional de Professores de Informática)
Erasmus + para professores
Ana Rita Ribeiro (Agência PROALV
– Educação e Formação)
Debate
Moderador
– José Miguel (Representante Regional dos CFAE Centro)
Jantar (com animação cultural): Centro Cultural de Cascais
15 de Março de 2014
Sessão temática
Formação e Avaliação: que relação?
Formação Contínua/Avaliação/Escola
-José Pacheco (Universidade Minho)
-Teach learn and quality (Videoconferência)
Wim Simoens (DPB BruggeDiocesane Pedagogische Begeleidingsdienst)
Impactos da formação
Carlos Garcia Marcelo (Universidade Sevilha)
Conferência de encerramento
– O papel da formação contínua no desenvolvimento profissional dos professores e organizacional da escola David Justino (Conselho Nacional de Educação)
– Debate
Moderador: José Ribeirinho (Representante Regional dos CFAE Algarve)
Encerramento
– Entrega da chave do Congresso
David Justino (Conselho Nacional de Educação)
Representantes Regionais dos CFAE
Secretário de Estado da Administração Escolar
O sistema educativo tem sido alvo de sucessivas reformas geradoras de alterações profundas nas estruturas organizacionais e pedagógicas das instituições escolares.
Atentos à mudança, os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAEs) propõem a toda a comunidade educativa, um espaço e um tempo de reflexão e de partilha de conhecimento sobre as políticas de formação contínua de professores, os seus percursos e os seus recursos.
O Congresso Nacional dos CFAEs – A Formação na melhoria da escola – concretiza essa intenção e leva a debate público os dilemas e desafios da formação contínua em Portugal; perspetivando os contributos da formação para o desenvolvimento da profissionalidade docente, para a melhoria dos processos de aprendizagem e dos resultados dos alunos e para o desenvolvimento da escola enquanto
organização. Introduzem-se, assim, nesse debate quatro eixos temáticos: “Políticas de Formação Contínua: o global, o nacional e local”; “As lideranças na Escola e a Formação em Contexto de Trabalho”; “Inovação e Mudança: práticas e contextos” e “Formação e Avaliação: que relação?”.
A escolha desses eixos pretende multiplicar as lentes de análise, servindo o primeiro como referencial global para as decisões e ações sobre a formação contínua de professores.
O segundo eixo centra-se nos modos diversos de organização da escola e no impacto que essa organização pode ter na formação em contexto de trabalho. O terceiro eixo
temático informa da mudança de práticas e contextos de formação. O último estabelece a relação entre formação e avaliação, questionando o papel da formação contínua no desenvolvimento profissional dos professores e no desenvolvimento organizacional da escola.